quinta-feira, 7 de julho de 2011
Desenvolvimento curricular
O desenvolvimento curricular é um processo complexo e dinâmico que inicia na construção do currículo e deve ter seus objetivos definidos de acordo com a realidade da escola.
terça-feira, 5 de julho de 2011
Concepção de currículo
Na concepção de currículo como práxis, os membros da comunidade educativa (pais, alunos, professores...) participam do desenvolvimento do currículo, a fim de elaborar o currículo mais adequado para atender as necessidades da comunidade.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Experiências com avaliação no ensino superior
No primeiro semestre do curso superior, a minha experiência com avaliação foi basicamente a tradicional, onde a nota era dada , como de costume, por meio de trabalho e prova.
Já no segundo semestre, minha experiência não foi nada boa. Eu estava para sair de licença maternidade e me inscrevi para cursar a distância, fui informada na secretaria de que receberia os textos e as atividades por e-mail e que deveria fazer e mandar também por e-mail, sendo que eu não recebi nada dos professores durante praticamente todo o semestre, estes só me mandaram todos os textos para ler e atividades para fazer já no fim do semestre . Assim, de cinco matérias eu só consegui concluir duas, o que acabou me atrasando toda.
quinta-feira, 31 de março de 2011
Em nossa primeira aula na sala revoluti (dia24/03) debatemos um texto que fala de duas questões polêmicas nas salas de aula atualmente: a avaliação formativa e o uso dos portfólios eletrônicos.
Apesar de serem uma grande evolução , esses temas geram muitos conflitos devido a grande diversidade de opiniões e atitudes sobre o assunto, além das inúmeras dificuldades de trabalho dos professores graças a falta de políticas públicas voltadas para a educação.
A avaliação formativa é um grande suporte para a aprendizagem dos alunos, pois ao invés de punir os seus erros, estes são utilizados para mostrar suas reais necessidades e a melhor forma de atuação do professor para saná-las, possibilitando assim maior avanço no aprendizado.
Já o uso do portfólio eletrônico favorece o trabalho do professor pois auxilia no desenvolvimento da capacidade de produção e argumentação dos alunos e mostra ao professor como está sua aprendizagem e quando é necessário redirecionar o trabalho a fim de sanar suas dificuldades.
Apesar de suas vantagens, muitos professores enfrentam grandes dificuldades na utilização desses instrumentos em sala de aula, devido, entre outras coisas, à falta de estrutura e apoio por parte da direção escolar. Por isso, se queremos ver o avanço na educação, não basta aprnas conscientizar o professor de sua importância, mas também a direção, além de adotar medidas públicas que auxiliem esse processo.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Aula EEPPIII
Hoje tivemos nossa primeira aula na sala revoluti, confesso que fiquei perdida, pois nunca havia tido uma aula on-line. Agora, já estou começando a me familiarizar. Aos poucos eu chego lá.
Assinar:
Postagens (Atom)