quinta-feira, 31 de março de 2011

    Em nossa primeira aula na sala revoluti (dia24/03) debatemos um texto que fala de duas questões polêmicas nas salas de aula atualmente: a avaliação formativa e o uso dos portfólios eletrônicos.
    Apesar de serem uma grande evolução , esses temas geram muitos conflitos devido a grande diversidade de opiniões e atitudes sobre o assunto, além das inúmeras dificuldades de trabalho dos professores graças a falta de políticas públicas voltadas para a educação.
    A avaliação formativa é um grande suporte para a aprendizagem dos alunos, pois ao invés de punir os seus erros, estes são utilizados para mostrar suas reais necessidades e a melhor forma de atuação do professor para saná-las, possibilitando assim maior avanço no aprendizado.
   Já o uso do portfólio eletrônico favorece o trabalho do professor pois auxilia no desenvolvimento da capacidade de produção e argumentação dos alunos e mostra ao professor como está sua aprendizagem e quando é necessário redirecionar o trabalho a fim de sanar suas dificuldades.
    Apesar de suas vantagens, muitos professores enfrentam grandes dificuldades na utilização desses instrumentos em sala de aula, devido, entre outras coisas, à falta de estrutura e apoio por parte da direção escolar. Por isso, se queremos ver o avanço na educação, não basta aprnas conscientizar o professor de sua importância, mas também a direção, além de adotar medidas públicas que auxiliem esse processo. 

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