sexta-feira, 30 de março de 2012

    O texto nos mostra a grande importância de contar histórias, uma atividade que a cada dia que passa está sendo mais esquecida não só pelos pais como pelos educadores.
    Nele, podemos ver um pouco de como foi o início dessa atividade, que relações ela cria, que benefícios traz para a criança e como se encaixa no âmbito pedagógico.
    A inserção da mídia está a cada dia mais precoce na vida das crianças, o que dificulta o seu processo de socialização, uma vez que ao invés de estarem interagindo, passam horas na frente do computador, do vídeo game, da televisão... Sobre isso, destaquei uma parte do texto, na página 7, que me chamou muito a atenção:
    "A nossa fome por histórias pode ser satisfeita pela mídia, por meio da televidão, do computador, enfim, por todos esses meios modernos.
    Mas, por meio deles, não sentimos o mesmo que experimentamos quando uma história é contada oralmente: a presença, o comportamento que envolve o estar junto com outra pessoa e exercitar a capacidade de ouvir."
     Entre os inúmeros benefícios que essa atividade traz para a criança, podemos destacar:
  • O despertar de sentimentos e emoções.
  • O aumento de seu tempo de atenção e concentração.
  • O desenvolvimento da capacidade de ouvir, da imaginação, da comunicação, do gosto pela leitura, da curiosidade...
    Não posso deixar de destacar outro parágrafo que também chamou muito minha atenção, nas páginas 7 e 8 que fala do âmbito pedagógico, onde achei muito interessante a questão da transposição que a criança faz da vida real para o conto de fadas:
     " Esse aspecto de contar e ouvir histórias entra no âmbito pedagógico. Ninguém pode negar que esse valor catártico faz o sujeito que ouve histórias liberar as angústias que guarda no subconsciente. A criança, ainda mais facilmente, parece liberar as angústias com as histórias que lhe são contadas. A idade infantil é muito conturbada, porque a criança tem que fazer grandes conquistas e, para isso, muitos esforços lhe são exigidos nos primeiros anos de vida. Ela tem de aprender a ficar em posição ereta, aprender a andar, ela tem de controlar os esfíncteres, tem de ter autonomia na vida cotidiana, tem de aprender a comer sozinha, a vestir-se, a despir-se, enfim, tem de aprender a fazer todos esses atos que são, para ela, verdadeiras conquistas que requerem muitos esforços repetitivos. Nesse momento, O fato de ela poder ser herói, o fato de tornar-se um herói ou um animal feroz que enfrenta os perigos e obstáculos constitui uma experiência positiva. Esse esforço desse pequeno herói - que tem lugar quando a criança pode viver um personagem de uma história que é contada - traduz-se numa boa sensação. Nesse momento e nesse papel, ela sente-se muito bem. Tornar-se um herói ou um animal, permite a ela vivenciar as experiências que o herói está vivenciando, e todas as conquistas que ele faz se tornam parte da própria vida da criança."       
      Destaco ainda o trabalho feito pelos educadores e pela prefeitura de Bolonha, criando cantos de leitura em creches e pré-escolas e bibliotecas para as crianças. Sobre a importância desse trabalho, destaco o seguinte parágrafo (páginas 12 e 13): 
    " Abrir uma biblioteca para uma criança significa criar um ambiente onde a criança tenha a possibilidade de desenvolver um conhecimento, uma proximidade com o livro, como um objeto que tem suas próprias características. Esse contato permite que a criança se relacione de uma maneira física com o livro. Nesse caso, o livro não é só um texto, mas um objeto... O livro torna-se uma abordagem para adentrar um universo de maravilhas. O canto da leitura torna-se o lugar onde o conteúdo é fascinante. O fato de que a criança pode fantasiar faz de qualquer lugar um espaço fantástico. Nessas bibliotecas, a criança tem acesso aos livros que são colocados em prateleiras baixas, na altura das crianças, para que esse contato direto aconteça. A partir disso, outras atividades podem acontecer nos laboratórios de criatividade, em que a criança pode aprofundar o aspecto fantástico da leitura."    
    Para finalizar, apresento esses dois vídeos que falam não só da importância de contar histórias como de brincar, o que como vimos em sala também tem sido muito esquecido pelos professores de educação infantil. 
   
Brincar é importante
     

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