terça-feira, 29 de maio de 2012

          Nos dias 11,12 e 13 de abril, aconteceu na Febf e na Escola Municipal Barro Branco, situada em Duque de Caxias, um grande evento de incentivo a leitura nas comunidades da periferia, com várias palestras, contação de histórias, tendas literárias, entre outras atividades.
       Este trabalho maravilhoso foi parte de uma pesquisa da escola em parceria com a UFF, fruto do acompanhamento da trajetória da construção da proposta político-pedagógico da escola a partir das demandas trazidas pelos professores, projeto financiado pela FAPERJ e coordenado pelo Prof. Dr. João Batista Bastos. 
      O objetivo da pesquisa é descobrir as culturas vivenciadas pelos alunos e suas famílias, culturas historicamente silenciadas, além de aprofundar o trabalho que já vem sendo realizado a fim de estreitar o diálogo entre a escola e a comunidade.
          Os professores da escola entendem que a leitura se faz através de múltiplas linguagens. Assim, o projeto contribui para a compreensão de que não há como pensar o currículo sem que ele esteja voltado para as culturas que emergem da comunidade, de suas experiências e das formas de se relacionar com o outro, procurando fazer da escola pública uma escola de educação popular. 
          Desta forma, podemos destacar como principais objetivos do evento:
  • Refletir o quanto as políticas públicas de incentivo à leitura têm contribuido para a formação de um cidadão leitor.
  • Promover atividades com os pais e os alunos, mostrando a leitura como fonte de conhecimento e prazer. 
  • Promover a reflexão sobre a importância da leitura na formação humana. 
  • Reconhecer como legítimas as múltiplas linguagens da leitura. 
" Leitura não é ler somente as letras do alfabeto, e sim saber ler criticamente o mundo."
Paulo Freire     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário