terça-feira, 29 de maio de 2012

   O debate entre teoria e prática ainda é um tema muito discutido nos dias de hoje no que diz respeito a educação, buscando sua compreensão e a implantação de ações concretas que se distanciam de práticas conservadoras. 
    Nesse complexo tema chamado educação, a avaliação é um item de grande destaque e que constantemente divide opiniões na busca de uma melhor qualidade no processo ensino/aprendizagem. 
   O texto aborda a inserção da avaliação formativa na escola com o objetivo de construir alternativas de avaliação que ultrapasse a visão classificatória, excludente e punitiva da avaliação tradicional, nos mostrando assim uma visão de avaliação além da feita em finais de processos educativos a fim de "aprovar" ou "reprovar", onde os erros dos alunos não servem para punição ou repreensão, mas são base para o planejamento, o redirecionamento das ações e o repensar do trabalho pedagógico, a fim de sanar as reais necessidades dos alunos. Nessa visão, a avaliação deve ter objetivos definidos e o foco não deve ser a nota, mas sim os avanços na aprendizagem dos alunos. Além disso, cita o uso do portfólio eletrônico como alternativa de proposta de avaliação formativa indicando seus princípios, características e fundamentos como procedimentos específicos desse tipo de avaliação.
    O portfólio é um conjunto de produções do aluno em seu processo vivenciado de aprendizagem e de construção de conhecimento que evidenciam os conhecimentos construídos e o caminho percorrido, além das estratégias utilizadas para a constituição de conhecimentos. Assumido no processo educativo como procedimento de avaliação formativa, implica uma seleção sistematizada das produções do aluno. Esse processo envolve e exige a capacidade de auto organização da produção intelectual ao longo de determinado período. É organizado pelo próprio aluno, para que ele e o professor possam acompanhar os avanços na aprendizagem. Com o desenvolvimento da tecnologia, o portfólio eletrônico ganha espaço, podendo estar agregado a um ambiente virtual de aprendizagem ou serem construídos em espaços virtuais gratuitos como blogs e wikis.  
     Dessa forma, concluimos que a avaliação formativa é mais do que os aspectos comportamentais e de valores morais, situados somente nas definições do professor, referindo-se também ao envolvimento do professor e dos alunos no progresso da aprendizagem e as decisões relativas a esse progresso. Além disso, entendemos também que a inserção deste tipo de avaliação não é uma tarefa fácil, pois requer mudanças de atitude, comportamento e visão dos professores.  

          

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